sábado, 4 de junho de 2011

Entrevista do Professor Jerri Almeida para o site "O Consolador"


Esse é um momento muito importante de nossas vidas, onde estamos nos ensaiando para os valores da alma, buscando bem administrar os do corpo.

O Consolador: Que lições têm a relatar de sua vivência espírita?

A grande experiência que a tarefa espírita nos enseja, e que as lições nos oportunizam, é a da conquista sobre si mesmo. É necessário compreendermos que o amor não é uma metáfora religiosa, mas uma proposta de vida em plenitude que devemos, pelo esforço, vivenciar em nossas famílias e nas Instituições Espíritas. Noto, salvo engano, que nas Sociedades Espíritas, de forma geral, ainda a fraternidade é muito acanhada e o amor um discurso. A lição que tenho buscado aprender é que precisamos amar, nos conhecendo melhor. Uma vez que somente posso mudar o que já vejo em mim.

O Consolador: Como avalia o estado atual do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) nos Centros Espíritas?

Acredito que estamos vivendo um contexto muito oportuno na área do conhecimento e do estudo da Doutrina. Imagino que nunca se estudou tanto como agora. Nossos grupos estão com grande procura, pessoas ávidas pelo esclarecimento que o Espiritismo oferece. Alerto, no entanto, para que os estudos jamais sejam dogmáticos, mas que se oportunize um debate de idéias fundamentadas nas Obras Básicas e nas suplementares. Devemos revisitar Kardec constantemente! As Obras Básicas NÃO esgotaram, como pensam alguns, o seu dinamismo essencial.

O Consolador: Como analisa o momento atual da divulgação do Espiritismo? 

O Espiritismo vive um período fecundo em sua divulgação. Está na televisão, já apareceu como tema em novelas, em documentários de abrangência nacional. Recentemente vimos o sucesso do filme Bezerra de Menezes nos cinemas de todo o Brasil, com salas repletas! Temos inúmeros sites de ótima qualidade, divulgando com responsabilidade o conteúdo doutrinário. O CEI, ai está, ampliando os horizontes do Movimento Espírita organizado. Então, minha avaliação é muito otimista!

O Consolador: O que pensa sobre a educação?

Sou professor. Penso que a educação é, como disse Kardec em comentário a questão 685 de O Livro dos Espíritos, um elemento altamente dinâmico, capaz de formar o homem de bem. Claro, estamos nos referindo à educação moral, àquela que produz hábitos saudáveis e nobilitantes, que engrandece o Espírito humano e o faz melhor, mais humano e solidário. A educação é um processo de extrair de dentro, mas também de permitir estímulos que levem a reflexão e a interiorização de valores, num mundo em constante crise de seus paradigmas afirmativos.

O Consolador: E quanto à constatação de muitos pais isentarem-se de sua parte na educação dos filhos esperando que a escola e os professores a façam?

É um erro grave. Tenho escrito sobre isso. Escrevi, em conjunto com um amigo espírita, o Dr. Silvano Marques, médico pediatra, um livro (Família Frente & Verso) onde discutimos sobre a família e suas relações na pós-modernidade. Os pais comentem um grave equívoco quando abrem mão dos seus papéis, de suas responsabilidades. Coisa que o tempo e a consciência iram cobrar.

O Consolador: Como o amigo percebe os desafios da sociedade em transformação como a violência gerada pelo estresse das pessoas?

Vivemos numa sociedade marcada de paradoxos. Uma sociedade que ensina que a vida é um valor inestimável, mas que também, a todo o momento, induz os indivíduos a se drogarem, a usar o álcool, a buscar o sucesso e o êxito através dos mais esdrúxulos comportamentos. A violência é um termômetro que sinaliza a necessidade de uma revisão urgente dos valores cultuados. Isso irá conduzir a um esgotamento do modelo materialista de viver, onde o ser humano reconsidere o seu papel no mundo, compreendendo a vida sob uma ótica mais profunda. Do mal, como dizem os Espíritos, Deus fará surgir um bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise no Blog

Loading

TEXTOS/ARTIGOS ANTERIORES