domingo, 22 de novembro de 2009

O LIVRO E A PRAÇA: UMA COMBINAÇÃO PERFEITA!



Em 2006, a Câmara Rio-Grandense do Livro encomendou uma pesquisa ao Ibope sobre os hábitos de leitura dos gaúchos. Realizadas 1.008 entrevistas, em 60 municípios, obteve-se as seguintes informações: a leitura ocupa o quarto lugar na vida dos gaúchos quando estão com seu tempo livre. Primeiramente, vem o hábito de assistir televisão, logo após, vem ouvir música ou rádio e, em terceiro lugar, praticar atividades esportivas.
No Rio Grande do Sul, lê-se, em média, 5,5 livros por ano. Esse número é significativamente superior ao da média brasileira: 1,8 livros anuais. Outros dados interessantes: a maioria da população pesquisada afirmou que lê por “prazer”, enquanto uma minoria (12%) atribuiu ao ato de ler, uma decorrência da exigência escolar ou acadêmica. No que se refere à temática preferida dos gaúchos, a pesquisa aponta que os temas religiosos aparecem em primeiro lugar, seguidos dos romances, literatura infantil, poesia...
A pesquisa também indagou os entrevistados a respeito do ato de ler: 33% consideraram que “a leitura é uma forma de conhecimento para a vida”; para 15% deles, a leitura é uma atividade muito prazerosa, enquanto que, para 2%, é algo entediante. Dos entrevistados, apenas 1% vê o ato de ler como uma prática obrigatória.
Podemos e devemos retirar desses dados algumas reflexões: sabemos que o prazer pela leitura é um hábito que, como tantos outros, pode ser construído e estimulado desde a primeira infância. Naturalmente que, nessa fase, a criança ainda não saberá ler, todavia, começará aí, o seu contato visual e tátil com os livros, onde os desenhos se apresentam de forma atrativa, multicoloridos. O ato de contar histórias para a criança é indispensável, pois estimula sua imaginação e suas fantasias. A partir daí, e ao longo de seu desenvolvimento, a criança que estiver em permanente contato com os livros, tenderá a estabelecer com eles uma relação de proximidade afetiva, de intimidade com as letras que lhe ampliarão o potencial criativo. Estará se formando, assim, o verdadeiro leitor, aquele que encontra, em cada nova página, o prazer das descobertas.
A leitura permite ao ser humano um avançar de suas fronteiras, ampliando os seus horizontes culturais. Num mundo cada vez mais complexo, o livro continua sendo aquele amigo silencioso que orienta e instrui, mas também que problematiza o presente e desafia o leitor a novos olhares.
A Feira do Livro não é um local onde simplesmente se comercializa livros! A Feira é um espaço privilegiado, onde esses múltiplos olhares se encontram. É como admiravelmente sintetizou uma propaganda: “Se você for amigo do Quintana, ele lhe ensina um poema. Se você pegar o Einstein pela mão, ele lhe explica o universo. Se você conversar com Shakespeare, você vai se sentir romântico como Romeu ou Julieta ou trágico como Hamlet.”
Essa será para Osório, uma semana muito especial. Nossa Feira do Livro volta novamente para a Praça, de onde jamais deveria ter saído. O livro e a praça é uma combinação perfeita, pois a praça é um local de convergência, de encontros, de lazer. Nesta semana, teremos o privilégio de encontrar, ao passarmos por ela, vinícius de Morais e Mario Quintana, Érico Veríssimo, Platão, Jesus... As crianças encontrarão os tantos personagens que vêm encantando gerações, e aproveitaremos para conhecer novos escritores e novos personagens. Sobretudo, haverá oportunidade para que se conheçam melhor os próprios escritores osorienses e litorâneos, e suas obras.
Nossa região possui uma vasta produção literária, de diversos gêneros, que necessita de maior visibilidade e valorização. A Feira do Livro, em seus diversos momentos e eventos, terá o ensejo de aproximar o escritor do leitor para que se crie estímulos necessários tanto para a leitura, quanto para a produção literária. É certamente por esse caminho, que qualquer sociedade que almeja o seu desenvolvimento deve investir. Esperamos, por fim, que a população possa se fazer presente, aproveitando e prestigiando de fato esse singular evento literário de nossa cidade.

Pesquise no Blog

Loading

TEXTOS/ARTIGOS ANTERIORES