segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A COLCHA DE RETALHOS

Um jovem desejava encontrar a sabedoria para iluminar sua vida no contato com o semelhante. Certo dia, ouviu falar que em uma montanha próxima de sua cidade, havia se instalado um homem muito sábio. O jovem não teve dúvidas, arrumou sua mochila e pôs-se a caminho do lugar onde estava o homem sábio. Ele enfrentou o clima inóspito da região, a subida íngreme da montanha. Depois de quase meio-dia de viagem ele encontrou o sábio. Começaram a conversar e refletiram sobre vários assuntos. O jovem estava maravilhado. Quanta sabedoria possuía aquele velho homem. Mas o tempo passava e o nosso jovem necessitava voltar para sua casa e suas atividades. Ao se despedir do jovem, o sábio lhe ofereceu, em sinônimo a sua amizade, um presente. O rapaz emocionado pegou o presente colocou em sua mochila e retornou para sua casa. Quando já estava em seu lar, lembrou-se do presente e foi logo abrindo o pacote para ver o que se tratava. Para sua surpresa e espanto, o presente era uma colcha. O jovem achou muito estranho o presente e ficou a pensar. Certamente aquele homem sábio lhe queria dizer algo com aquela colcha.
O jovem estendeu a colcha sobre a cama e começou observá-la. Era composta de retalhos de tecidos. Retalhos de tamanhos diferentes, havia pedaços grandes, médios, pequenos. Os retalhos possuíam cores diferentes: havia retalhos amarelos, vermelhos, pretos, azuis, etc. Ele observou, também, que a consistência dos retalhos era diferente: uns tinham tecidos mais consistentes outros eram mais frágeis. O jovem observando, concluiu que aqueles retalhos separados normalmente não seriam tão úteis como estando juntos, pois unidos transformavam-se naquela colcha que servia para proteger o corpo humano nas noites frias, promovendo a vida. O jovem conclui que aqueles retalhos, na verdade, simbolizam o ser humano, nas suas diferenças, em suas peculiaridades. Mas os retalhos estão unidos por um fio, que os transforma na colcha. Pensou o jovem: -“Se os retalhos simbolizam as pessoas, o que é esse fio que tem a capacidade de aproximar e unir as pessoas nas suas diferenças?” Esse fio, concluiu o jovem, é o AMOR. Somente o Amor pode unir as criaturas humanas nas suas singularidades, diferenças.
A mensagem do amor é a proposta imorredoura que vem transitando pelos séculos de nossa história, conclamando o homem a enternecer seu coração.

Do livro: FILOSOFIA DA CONVIVENCIA

Pesquise no Blog

Loading

TEXTOS/ARTIGOS ANTERIORES