sábado, 29 de março de 2014

O ESTUDO ESPÍRITA

Jerri Almeida

Nos anos 50, o escritor e sociólogo Deolindo Amorim defendia um estudo integrado e aprofundado das obras de Kardec. Passou o tempo, chegamos ao século XXI, mas o Espiritismo continua sendo uma doutrina pouco compreendida na sua essência. O pensamento de Kardec ainda é muito desconhecido, mesmo no meio espírita. Suas obras são estudadas (quando são) de forma superficial e fragmentadas. O próprio professor Rivail já alertava na Revista Espírita de novembro de 1864: “Está provado que o Espiritismo é mais entravado pelos que o compreendem mal do que pelos que não o compreendem absolutamente, e, mesmo, pelos inimigos declarados.”
Em pouco tempo, se os espíritas não se voltarem para o estudo da ampla obra kardequiana, o Movimento Espírita, de “espírita”, só terá o nome. Observamos com certa preocupação, em certos encontros, “preces em círculo”, ou “de mãos dadas”, entre outras posturas incoerentes com os ensinamentos espíritas que, infelizmente, se proliferam. Voltar-se para a fonte primária, buscando absorver dela, em primeiro plano, o que é realmente o Espiritismo, eis o desafio do momento.
Léon Denis, em seus escritos chegou advertir: “O espiritismo será o que dele fizerem os homens”. Com sua lucidez habitual, o filósofo percebia, desde sua época, o descompromisso de muitos “espíritas” com o estudo sério, nos moldes apresentados por Allan Kardec, com senso crítico e analítico dos textos e dos fenômenos.
Em seu livro O Que é o Espiritismo, no terceiro diálogo, Kardec aconselha o estudo da teoria espírita, indicando suas publicações como roteiro para a compreensão dos princípios fundamentais do Espiritismo. Vejamos:

“Dissemos que o melhor meio de se esclarecerem sobre o Espiritismo é estudarem previamente a teoria; os fatos virão depois, naturalmente, e serão facilmente compreendidos, qualquer que seja a ordem em que as circunstâncias os façam vir. As nossas publicações são feitas no intuito de favorecer esse estudo; eis aqui a ordem que aconselhamos. A primeira leitura a fazer-se é a deste resumo, que apresenta o conjunto e os pontos mais salientes da ciência; com isso, pois, já se pode fazer dela uma ideia e ficar-se convencido de que, no fundo, existe algo de sério. Nesta rápida exposição esforçamo-nos por indicar os pontos sobre que particularmente se deve fixar a atenção do observador.  A ignorância dos princípios fundamentais é a causa das falsas apreciações da maioria daqueles que querem julgar o que não compreendem, ou que se baseiam em ideias preconcebidas. Se desta leitura nascer o desejo de continuar, deve-se ler O Livro dos Espíritos, onde os princípios da doutrina estão completamente desenvolvidos; depois, O Livro dos Médiuns, para a parte experimental, destinado a servir de guia aos que desejarem operar por si mesmos, como aos que quiserem bem compreender os fenômenos. Vêm depois as diversas obras onde são desenvolvidas as aplicações e as consequências da doutrina, como: O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno segundo o Espiritismo, etc.”  

Havia uma nítida preocupação de Kardec com o estudo e compreensão da doutrina espírita. Ele, como bom pedagogo, oferece uma alternativa para isso, pois afirmava que a ignorância dos princípios fundamentais é a causa das falsas apreciações e das práticas incoerentes.

Estudar Kardec de forma integrada e problematizada é um caminho para resgatarmos o pensamento espírita, em suas bases mais sólidas. 

Pesquise no Blog

Loading

TEXTOS/ARTIGOS ANTERIORES