terça-feira, 25 de maio de 2010

COMENTÁRIO DO LEITOR!

Sobre o último texto postado por mim, recebi a seguinte observação do leitor, também seguidor desse blog, Ivomar S. da Costa, o qual transcrevo abaixo por suas valiosas observações.

"Prezado Jerri,realmente, como afirmou kardec o Espiritismo iria secundar, isto é, ajudar a transformação da sociedade, porquanto a evolução seria consequencia do amadurecimento dela mesma.

Os espiritos também dizem, em "O Livro dos Espíritos" que a tarefa do Espiritismo, incluindo aqui o movimento, seria a destruição do egoismo, por intermédio da ampliação da Caridade (que fique claro), e também, que seria necessário criar novas INSTITUIÇÕES. Pois bem! me parece que aos poucos essas novas insituições estão surgindo, mas me entristece ver que o nosso movimento pouco tem contribuido para isso.

Embora a citação de Boaventura Santos no final seja muito interessante e seu pensamento sobre a paz encontre ressonancia em nossos sentimentos, é preciso lembrar que ele trabalha basicamente para a construção da contra hegemonia. Ora, falar de democracia ao mesmo tempo que procura criar um poder contrário é um contrasenso. Me parece, salvo melhor apreciação do assunto por especialistas, que Boaventura Santos segue a linha Gramsciana. A democracia implica em diálogo e tolerância.

Acredito que precisamos aprender o que realmente é a democracia para acabarmos com o "mal estar", digo, democracia substantiva, porque a formal nós já temos, seguindo os exemplos de Jesus e de kardec. E deveriamos começar a praticar a democracia no próprio movimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise no Blog

Loading

TEXTOS/ARTIGOS ANTERIORES