domingo, 19 de abril de 2009

Ciência e Espiritualidade: um diálogo possível


A antiga animosidade entre Ciência e espiritualidade parece estar com os dias contados. Cada vez mais, cientistas enveredam suas pesquisas buscando superar os antigos e limitados paradigmas da ciência clássica materialista. A ruptura entre Ciência e Religião, no Ocidente, ocorreu com o Renascimento, no século XVI. Durante praticamente todo o Medievo (séculos V ao XV) a Europa viveu sob o signo da religião dogmática que obstaculizava o desenvolvimento das pesquisas científicas. Tal resistência tinha o pretexto de salvaguardar os princípios “sagrados” das “verdades reveladas”, enquanto usava-se artifícios de “fé cega” que, no fundo, serviam para a manutenção do “status quo” dominante do poder temporal. O movimento renascentista representa a busca de uma superação daquele pensamento fechado, teológico-medieval, em substituição à razão, e ao primado da ciência.
A partir daí, a ciência progressivamente vai se fazendo materialista, buscando na realidade material, objetiva, as respostas para explicar, unicamente, os fenômenos físicos, biológicos, sociológicos, psicológicos, etc. A ciência rompeu com a alma e com Deus. Não havia mais espaço para uma a realidade espiritual. Buscou-se no cérebro, todas as respostas para as funções de natureza psicológica e emocional da criatura humana. Com isso, a medicina e, depois, a psicologia tornaram-se organicistas.
Entretanto, no século XIX, as investigações de Allan Kardec, através da aplicação de métodos científicos da época, naturalmente adaptados à realidade dos objetos de investigação, ou seja, as comunicações dos até então chamados “mortos”, ofereceu as provas científicas e substanciais da realidade de Deus, do espírito, da reencarnação, da prece, etc. Inúmeros outros investigadores se seguiram, entre eles, o físico, prêmio nobel William Crookes, membro da Sociedade Científica de Londres, que estudou por três anos uma jovem médium chamada Florence Cook, pela qual se materializava o espírito denominado Katie King. Ao término de seus estudos, aos quais submetia a médium a critérios de investigação rigorosos, para eliminar as hipóteses de fraudes, Crookes concluiu pela veracidade dos fatos, aceitando, assim como Kardec, a imortalidade da alma e a interveniência dos espíritos no mundo corporal. Outros tantos eminentes cientistas e sérios investigadores alinharam-se na pesquisa da espiritualidade.
O diálogo entre ciência e espiritualidade recebeu incrementos no século XX e, atualmente, desponta com inúmeras possibilidades extremamente confortadoras. Allan Kardec, vale destacarmos, foi quem apresentou-nos a valiosa proposta de uma “fé racional”, isto é, para aceitar algo não basta crer, é necessário “compreender”, analisar racionalmente o fato para aceitá-lo ou rejeitá-lo. O Espiritismo, portanto, é uma doutrina racional que, fundada sob o tríplice aspecto: ciência, filosofia e religião, propõe um constante diálogo com as demais ciências. Kardec teve a coragem de afirmar que o Espiritismo marchará lado a lado com a ciência, até o momento em que esta provar que a Doutrina Espírita está errada sobre determinado aspecto para, nesse aspecto, reformular-se..
Ao contrário do que possa parecer, a ciência – cada vez mais – vem demonstrando a espiritualidade humana. Pesquisa recente feita pelo professor de imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, Carlos Eduardo Tosta, constatou os efeitos positivos da Oração para o ser humano. A pesquisa envolveu 52 alunos de medicina e vários grupos de pessoas que fazem orações em benefício alheio. Os alunos foram divididos em dois grupos de 26 pares, cada par composto de pessoas com a mesma idade, que não se conheciam. Os alunos passaram, previamente, por exames clínicos gerais e avaliação psicológica. A partir daí, sem que os alunos soubessem, foi escolhido somente um aluno de cada par para receber a oração dos grupos religiosos.
Após três anos de pesquisa, foram realizados, novamente, exames clínicos com todos os alunos e comparados com aquela avaliação inicial. Aqueles alunos que não haviam recebido orações não haviam sofrido qualquer alteração em seus sistemas imunológicos. Entretanto, o outro grupo, o que havia recebido as preces, apresentava um sistema imunológico mais resistente. O professor Carlos Eduardo, que comandou a pesquisa, concluiu, então que: “as preces têm efeito positivo na saúde.”
Outras pesquisas, entretanto, têm sido realizadas nessa área. Na Coréia, os investigadores dividiram mulheres com dificuldade de engravidar em dois grupos, que receberam o mesmo tratamento médico. Selecionou-se um grupo dessas mulheres (sem que elas soubessem das pesquisa), o qual começou a receber orações por parte de grupos religiosos. No final da pesquisa, constatou-se que o maior número de mulheres grávidas era, significativamente, o daquelas que se inseriram no grupo beneficiado pelas orações.
Na Califónia, nos Estados Unidos, foram feitas pesquisas junto a 400 pessoas que estavam internas em uma UTI. Da mesma forma, foram separadas em dois grupos, sendo que um deles, passou a receber orações de grupos religiosos. Ao final das investigações, o resultado evidenciava que aquelas que haviam recebido preces, apresentaram um quadro clínico de recuperação muito mais satisfatório.
Na realidade, estamos transitando para um tempo novo. Uma Era onde o ser humano passa a ser compreendido dentro de sua transcendência, não mais limitado à ortodoxia materialista. Na verdade, tal paradigma – materialista – passa, cada vez mais, a ser superado diante de sua inoperância em explicar de forma mais profunda o homem e o universo. Vivemos, no momento atual, segundo o físico austríaco Fritjof Capra, um “ponto de mutação” entre a decadência do modelo materialista antigo, que limitava o Ser a um composto físico-químico, em face à ascendência de um paradigma espiritualista, holistico que, sem abandonar os critérios científicos, agrega uma visão de mundo muito mais profunda e explicativa.
O espiritismo antecipa esse profundo diálogo entre ciência e espiritualidade, colaborando, em muito, para oferecer uma cosmovisão da vida, capaz de oferecer referenciais seguros de conhecimento e consolo na instalação definitiva da Era Nova, ou na metáfora de Platão, do homem velho que abandona a caverna da ignorância para o encontro inadiável com a luz da sabedoria.

3 comentários:

  1. Olá Jerri!
    A humanidade está caminhando para a consciência plena do ser integral.
    Urge que cada um de nós possa estudar mais e re-tomar o contato com as origens(paternidade divina). É preciso conhecer mais, meditar mais, valorizar mais a qualidade de nossos pensamentos, para que cada vez mais a transformação moral aconteça. Obrigada pelas informações deste artigo.
    Paz!
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Querida, concordo plenamente com tuas palavras! Continue participando. Um abraço fraterno e votos de paz.

    Jerri

    ResponderExcluir
  3. Tudo que pedirdes em oração, crendo recebereis. Eis aqui os fundamentos da Teologia Quântica, a teologia para o terceiro milênio. A ESPIRITUALIDADE PLENA DE LUZ


    A espiritualidade é uma manifestação da realidade espiritual do ser humano. A consciência espiritual começou a despertar na mente humana , já no homem de Neandertal, que enterrava seus mortos com reverência e algum ritual, por acreditar na continuação da vida espiritual.
    Por paradoxal que pareça, para entendermos a espiritualidade humana é bom seguirmos os passos do progresso da ciência, que reduzindo a matéria nos seus elementos chegou à anti-matéria ou vácuo quântico, substância escura , sem massa que pervade mais de 90% do cosmo observável.É o fundo imóvel de energias em equilíbrio que quando vibra cria matéria e consciência cognitiva, é a causa em potência que se transforma em ato. "Aristóteles".
    Todo o universo material, inclusive o homem, provem de um processo organizacional ascendente, da não matéria para partículas, átomos, moléculas, e células neurais.... Portanto podemos identificar essa não matéria como um oceano espiritual no qual estamos submersos e em contato permanente, célula por célula.
    Interagimos constantemente com esse "Uno" espiritual através da nossa mente nos seus três níveis de consciência: espiritual, emocional e racional.
    O nível racional ou consciente é o mais recente desenvolvimento dos humanos, tem sua estrutura neural no córtex cerebral com conexões em série, o pensamento é processado por ondas cerebrais que são interpretadas pelo nível espiritual.
    O nível emocional ou inconsciente, instintivo nos animais, é inerente à vida em todas as suas formas, nos ser humano suas conexões neurais estão por todo o sistema nervoso em redes paralelas, seus registros são processados por ondas cerebrais que também são interpretados pelo nível espiritual.
    O nível espiritual ou super-consciente é a essência do programa do ser que precede a existência, no ser humano a consciência espiritual atua na base cerebral com uma onda de 200Hz (descoberta recente) que faz a leitura das ondas do consciente e inconsciente e devolve informação com inteligência, emoção e consciência, portanto a consciência inteligível e emocional é processada no cérebro e interpretada pelo espírito.
    Com o entendimento da ciência do ser espiritual, torna-se compreensível o poder da oração e da meditação, pois ambas requerem a focalização do pensamento em algum propósito, e as ondas do pensamento não precisam ganhar as alturas para chegar até Deus, pois o seu espírito está em contato conosco, célula por célula. "Vale lembrar o que foi dito hà dois milênios: "O reino de Deus está dentro de vós" ou "Deus é espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade" ou " A verdade vos libertará".
    Até agora o que foi conseguido em termos de saúde, alegria e paz de espírito por poucos pela fé, poderá ser alcançado por muitos pelo entendimento. Santo Agostinho escreveu: "Compreender para crer, crer para compreender", porque ele acreditava que não só o credo, mas também a razão aproxima o homem de Deus.
    E assim a aventura humana vai chegando ao seu topo com mais compreensão e consciência espiritual.
    Ivo da Silva Bitencourt 03/120/2008

    ResponderExcluir

Pesquise no Blog

Loading

TEXTOS/ARTIGOS ANTERIORES