domingo, 20 de junho de 2010

CHICO XAVIER E A CONSOLIDAÇÃO DO ESPIRITISMO NA CULTURA BRASILEIRA - FINAL


A CONSOLIDAÇÃO

Na Revista Espírita, em julho de 1864, Allan Kardec escreve: “Verificamos com satisfação que a idéia espírita faz progressos sensíveis no Rio de Janeiro, onde ela conta com numerosos representantes, fervorosos e devotados. A pequena brochura ‘Le Spiritisme à as plus simple expression’, publicada em língua portuguesa, contribuiu, não pouco, para ali espalhar os verdadeiros princípios da Doutrina.” Era uma referência importante de Kardec ao desenvolvimento do Espiritismo no Brasil. Um século depois, no dia 14 de junho de 1979, Kardec teria estado presente no Grupo Ismael, da Federação Espírita Brasileira, transmitindo mensagem aos espíritas brasileiros. Entre outras coisas afirmava: “Chegado o tempo de mais efetiva disseminação da Mensagem Espírita no mundo, era necessário, porém, que tudo fosse revisto e consolidado; aplainadas, com todo carinho, arestas e asperezas; corrigidas algumas omissões; podados certos excessos de interveniência humana; esclarecidas determinadas dúvidas de interpretação.”
A mensagem atribuída a Kardec é da década de 70, período, em que Chico Xavier estava em pleno exercício de seu mandato mediúnico, com grande parte de suas obras já publicadas. Qual outra produção seria tão impactante no movimento espírita, nessa época, a não ser a de Chico Xavier? Teria sido a obra do nobre médium mineiro, a que se refere Kardec na mensagem, que “aplainou arestas e asperezas”, “corrigindo omissões” e “podando certos excessos”?
Seja como for, o Brasil tornou-se o país com o maior número de espíritas do mundo. O crescimento do Espiritismo, segunda as estatísticas é igualmente revelador.
A partir dos anos 40, os “espíritas” começam a aparecer nas estatísticas populacionais, e o Espiritismo firma-se como a terceira religião com mais adeptos no Brasil. Nas décadas seguintes, o Espiritismo avança significativamente e, a isso, não se pode negar a inserção e a dimensão que a obra de Chico e sua própria figura pessoal exerceram. Portanto, há uma associação efetiva nos anos 40 a 70, entre a produção mediúnica de Chico, e a crescente consolidação do Espiritismo na cultura brasileira no século XX.
Longe de pretender ser exaustivo, e muito menos conclusivo, esse artigo teve o propósito de apontar, não somente para o impacto que Francisco Cândido Xavier trouxe para a consolidação do Espiritismo em nossa sociedade e cultura, mas também, para alertar sobre a necessidade de um olhar mais perquiridor sobre sua extensa obra.
A rigor, apesar da fixação definitiva no meio brasileiro, o Espiritismo aqui estudado e praticado jamais deverá, sob qualquer pretexto, se distanciar de sua base francesa, de suas idéias originárias. O estudo das obras de Allan Kardec se impõe, também, para uma maior aproximação doutrinária sobre a obra de Chico Xavier, e de seus impactos na vida de todos nós.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS POR ORDEM DE CITAÇÃO NOS TEXTOS

1. KARDEC, Allan. Viagem Espírita de 1862 e outras viagens de Kardec, p. 191.
2 MACHADO, Ubiratan. Os Intelectuais e o Espiritismo. Niterói: Lachátre, 1996. P. 63.
3 MIGUEL, Sinuê Neckte. Espiritismo fin de siècle: a inserção do Espiritismo no Rio Grande do Sul (1896-1898). In. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano II, n. 4, Mai. 2009 –
Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao - Artigos
4 ISAIA, Artur Cesar. Loucura Coletiva? In. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, junho de 2008. P. 20-25.
5 GIUMBELLI, Emerson. Kardec nos trópicos. In. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. Junho de 2008. P. 14-19.
6 LEWGOY, Bernardo. Chico Xavier e a cultura brasileira. (Artigo) In. Scielo. Revista Eletrônica de Antropologia. Disponível em: http://www.scielo.br7scielo.php?pid=S0034-77012001000100003&script=sci_arttext
7 DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis. Para uma sociologia do dilema brasileiro. 6ª. Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. P. 331-334. (Obs. Ver também análise de LEWGOY. Op. Cit.)
8 XAVIER, F. C. PIRES, J. Herculano. Espíritos Diversos. Chico Xavier Pede Licença. 1º. Livro da série: Na Era do Espírito. “Os apartes do Além” (Prefácio de Herculano Pires)
9 In. WANTUIL, Zêus. THIESEN, Francisco. Allan Kardec. Pesquisa bibliográfica e ensaios de interpretação. Vol. III. P. 380-381.

Pesquise no Blog

Loading

TEXTOS/ARTIGOS ANTERIORES